Processo de Produção
-
Extração da matéria prima - O processo começa nas jazidas ( minas de argila ) utilizando retroescavadeiras , controladas por operadores capacitados respeitando os limites ambientais onde a argila é retirada em seu aspecto bruto. a extração, mesmo sendo feita do mesmo local possui composições diferentes, o que faz com que possamos apreciar as variações que a natureza nos presenteia com o exercício de saber aceitar nossas experiências como únicas.
-
Extrusão e preparo da argila para uso - Após a retirada da argila nas jazidas ela viaja até nosso ateliê , onde fica em local reservado e conforme necessidade de uso a argila e misturada com areia refratária na Extrusora também conhecida como maromba. O processo de preparação da argila e feito para deixar pronto para uso de forma a deixar o barro limpo e igualado para modelagem no torno.
-
Modelagem em torno ( processo de criação ) - o processo de fabricação das peças e totalmente manual a partir de uma bola de argila, água, energia e as mãos do oleiro onde se cria as peças, por mais que a produção do design seja aparentemente igual, nenhuma unidade será igual a outra. Cada peça é feita à mão, modelada a partir de materiais naturais e atóxicos. Tudo é artesanal.O barro e os esmaltes , resíduos da produção , são reciclados novamente e reutilizados. Tudo se cria e tudo de transforma.
-
Secagem , esmaltação e queima - O processo de secagem queima e esmaltação das nossas peças é o que acaba estendendo o tempo de produção todo esse processo é feito de forma manual, contando com o sol e vento. E assim aprendemos a aceitar que “ tudo tem o seu tempo “ até mesmo nós. Nosso forno atinge a temperatura de 1.100 graus. Os esmaltes, são criados e produzidos exclusivamente no ateliê, vêm da mistura de óxidos e minerais. Nada é sintético.